História

1958 - Trabalhadores da Cervejaria Mogiana em Mogi Mirim se organizam e propõem a fundação de uma associação dos trabalhadores da alimentação.

1961 - A Associação passa a categoria de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Mogi Mirim.

1963 - Ministério do Trabalho atende solicitação e dá autorização para ampliação da base territorial. A representatividade agora é Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Conchal e Santo Antonio de Posse.

1980 - Um novo corpo administrativo é eleito e toma posse com propostas de construir sede própria para o sindicato objetivando melhorar a estrutura e melhor atender os trabalhadores da categoria.

Década de 80 os trabalhos da diretoria são mais bem divulgados. Atendendo as reivindicações dos trabalhadores de Itapira é inaugurada uma subsede naquela cidade, em prédio próprio, o que representou um avanço de suma importância para a diretoria do Sindicato da Alimentação de Mogi Mirim.

1989 - Eleição Sindical. Chapa de oposição apoiada pela CUT (Central única dos Trabalhadores) vence as eleições, derrotando a chapa da situação apoiada pela CGT (Central Geral dos Trabalhadores), pela Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo) e pela CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação).

Essa base sindical é oficial ou seja cumpre modelo constituído pelo Estado através do Ministério do Trabalho.

Em agosto de 1989 toma posse a nova diretoria do sindicato de Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Conchal e Santo Antonio de Posse, cujo número de trabalhadores representado é de aproximadamente 4.500.

1990 - Sindicato filia-se a CUT, propõe a mudança do Estatuto Social da entidade, seguindo as orientações e os princípios da central: "liberdade e autonomia sindical".

A categoria é priorizada, os debates são democratizados. O Sindicato tem sua presença registrada em congressos, plenárias, conferências e em movimentos organizados pela Central.

Os momentos históricos do país conta com o apoio, a luta e a solidariedade do STIAAMM.

A diretoria derrotada nas eleições de 1989, desmembram a base do sindicato, e fundam um novo sindicato da alimentação em Itapira, o que traz grande perturbação e prejuízo para toda categoria, sendo que com certeza a perda maior foi à desorganização dos trabalhadores, que ora reconhecia o sindicato de Mogi Mirim, ora o de Itapira. Com isso o sindicato sofreu baixa de 40% no quadro de filiados.

é bom lembrar que a década de 90, foi marcada pela sanha devastadora do capitalismo e da elite conservadora do país.

Transvestido com uma roupagem chamada neoliberal, iniciada por Collor "o caçador de marajás", continuou com Itamar Franco "o do fusquinha", mas tomou mesmo o comando baseado em uma política perversa, entreguista e destruidora do patrimônio público, com FHC (Fernando Henrique Cardoso) do PSDB.

A década de 90 teve como fronte a classe trabalhadora e os direitos constitucionais e trabalhistas. é a década do desmando, do desemprego e da exclusão social.

1994 - Sindicatos filiados a CUT do ramo alimentício tem como proposta a criação de um instrumento de organização e luta dos trabalhadores. é fundada a Contac (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústrias, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais Cutistas), estrutura sindical e braço orgânico da CUT, tendo como eixo a democratização do movimento sindical no ramo alimentício.

As diretrizes propostas vêm no sentido contrário ao sindicalismo oficial, este novo modelo vem apresentando alternativas de construção de um sindicalismo democrático, solidário, autêntico e de luta.

O Sindicato atendendo solicitação dos trabalhadores promove assembléia e aprova extensão da base territorial para: Santo Antonio do Jardim, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Aguaí, São João da Boa Vista, águas da Prata, Holambra e Engenheiro Coelho.

2002 - CUT, Contac e Sindicalistas Cutistas junto a centenas de organizações e entidades constituídas realizam importante papel na tomada de decisão, que dão novos rumos ao crescimento e desenvolvimento de ordem sustentável com distribuição de renda.