Trabalhadores da CPFL decidem entrar em greve

Movimento é contra impasse criado pela empresa de energia na campanha salarial.

Trabalhadores de quatro empresas da CPFL Energia decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (25), como reação à intransigência da holding nas negociações da Campanha Salarial 2016. A data-base da categoria é 1º de junho.

Mas, passados quase dois meses do início do processo negocial e seis longas rodadas de negociação com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Enérgicos do Estado de São Paulo (Sinergia CUT), todas as propostas apresentadas pela bancada patronal foram rejeitadas pelos trabalhadores.

De início, os empresários apresentaram índice de reajuste econômico abaixo da inflação. Depois, só queriam pagar o reajuste a partir de julho. Em todo esse tempo, a CPFL Energia apostou no impasse para tentar cansar a categoria. Diante da intransigência, a resposta dos trabalhadores foi a mobilização.

“A proposta foi rejeitada pela maioria esmagadora dos trabalhadores em assembleias realizadas em várias cidades do interior de São Paulo na semana passada. Os energéticos não abrem mão do aumento real de salários, mas estão de fato cansados é da má gestão organizacional da CPFL Energia, que há anos impõe péssimas condições de trabalho, desrespeita direitos legais, pratica assédio moral e adota práticas antissindicais”, afirma a direção do Sindicato.

Intransigência e intolerância

Semana passada, mobilizações aconteceram em vários locais de trabalho, recusando a proposta patronal. A CPFL Energia entrou com dissídio de greve contra o Sindicato. “Na ocasião, promovemos manifestações de protesto e repudiamos a tentativa da holding de judicializar a negociação, em mais uma atitude de intolerância à manifestação democrática e legítima dos trabalhadores”, denunciam os sindicalistas.

Os trabalhadores decidiram então, em assembleias, entrar em greve por tempo indeterminado para pressionar avanços na mesa de negociação. O movimento grevista envolve cerca de quatro mil eletricitários das distribuidoras Paulista e Piratininga e das geradoras Geração e Brasil, localizadas em dezessete municípios: Campinas, Americana, Itapira, Piracicaba, Sumaré, Lins, Marília, Bauru, Jau, Botucatu, Franca, São Carlos, Jaboticabal, São Joaquim da Barra, Araraquara, Barretos e Araçatuba.

Para a direção do Sindicato, tudo será feito para não prejudicar a população. “O atendimento aos consumidores será mantido, assim como todas as situações de urgência e emergência. Nossa greve também é por mais qualidade da energia que chega à população, em queda pela precarização das condições de trabalho e pela falta de manutenção preventiva”.