Funcionários da BRF ameaçam entrar em greve no Paraná

Os funcionários da BRF – empresa resultante da fusão de Sadia e Perdigão – no Paraná ameaçam entrar em greve na próxima segunda-feira (25) caso a empresa não reajuste os salários em 10,33%. Os trabalhadores reivindicam também aumento da cesta básica de R$ 150 para R$ 210 e melhores condições de trabalho.

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIAPR), Ernane Garcia Ferreira, a categoria espera desde novembro uma negociação com representantes da BRF para tratar do reajuste salarial. Ferreira afirma que a empresa só entrou em contato com os funcionários em janeiro e propôs um aumento 50% menor do que o previsto pelo sindicato.

Na semana passada, parte dos trabalhadores das unidades da BRF de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Carambeí fez uma paralisação de 48 horas. A ação ocorreu na quarta e na quinta-feira, dias 13 e 14 respectivamente, e teve adesão média.

Caso não acontece uma negociação nesta semana, o movimento grevista deve ganhar força. A expectativa da FTIAPR é que todas as fábricas da Brasil Foods no Paraná entrem em greve na segunda-feira (25).

Protesto

Nesta quarta-feira (20), cerca de dez pessoas, entre trabalhadores e representantes sindicais, fizeram uma manifestação durante a posse do novo Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Paraná, Márcio Pessatti, em Curitiba. Uniformizados, eles entregaram ao ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, também presente na cerimônia, um documento com as reivindicações da categoria. A intenção é forçar a empresa a negociar.