STIAAMM

CUT participa de encontro de ministros do Trabalho dos BRICS

​“Geração de emprego e garantia de direitos são prioridade”, afirma Lisboa

O secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antonio Lisboa, participou nos dias 25 e 26 de janeiro, em Ufa, na Rússia, do encontro dos ministros do Trabalho dos BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“A reunião teve como foco a geração de emprego com trabalho decente, garantindo empregos de qualidade nestes cinco países que, somados, chegam a quase metade da população e força de trabalho do planeta”, declarou Lisboa. Ocupando mais de um quarto da área do globo terrestre, acrescentou, são países que têm papel fundamental em suas respectivas regiões, representando hoje cerca de 20% do PIB mundial.

“Creio que é importante destacar que do ponto de vista sindical obtivemos importantes avanços como o reconhecimento do Fórum dos Trabalhadores na estrutura dos BRICS. Ainda que não estejamos formalmente na estrutura, não havendo, portanto, financiamento governamental para garantir a presença do conjunto das centrais, conseguimos apresentar propostas e incidir efetivamente sobre as políticas que estão sendo formuladas”, declarou.

Outro ponto chave do evento, explicou o representante cutista, “é que referendamos claramente que a luta pela geração de empregos, particularmente em momentos de crise, jamais poderá estar desvinculada da sua qualidade, nos moldes estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)”.

A próxima Cúpula dos chefes de Estado dos BRICS acontecerá na Índia, que assumirá a presidência pró-tempore do bloco.

CUTContactBrasilMpasFetiaspTV CUTRede Brasil AtualDIAP