STIAAMM

NOVAS TECNOLOGIAS E TRABALHO: UM DEBATE URGENTE E PERMANENTE

Secretaria de Relações do Trabalho da CUT, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES), realiza nesta sexta (4), o Seminário “Impactos das novas tecnologias sobre as Relações Trabalhistas”

A secretaria de Relações do Trabalho da CUT realiza, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES), o Seminário “Impactos das novas tecnologias sobre as Relações Trabalhistas”. 

O evento acontece na próxima sexta-feira (4), das 9h30 às 13h, na sede da CUT, Rua Caetano Pinto, 575, mezanino, e vai debater o impacto nas relações de trabalho no Brasil e no mundo provocados pelas  mudanças sistemáticas em matéria de tecnologias e novas formas de organização do trabalho.

No Brasil, a Lei 13.467, a chamada “reforma trabalhista”, e a Lei 8.212/91, que regulamentou a terceirização em qualquer tipo de atividade, ambas propostas  pelo golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) e aprovadas por seus aliados no ano passado para atender as principais demandas dos segmentos patronais, praticamente destruíram os principais direitos trabalhistas no país.

A nova legislação flexibiliza o contrato e a jornada de trabalho e impulsiona formas atípicas de contrato de trabalho, como o “intermitente”, e regulamenta o “trabalho remoto”. Mecanismos que juntamente com a terceirização indiscriminada e contratos de tempo parcial e temporários, têm como tendência transformar os empregos fixos em empregos precários.

Além disso, podemos mencionar o volume crescente de postos de trabalho eliminados pelas mudanças tecnológicas e pela automatização crescente. Isso ocorre em todos os segmentos: agricultura, indústria e, sobretudo, em serviços.

As funções e atividades estão cada vez mais interligadas, eliminando empregos e também diferenças entre categorias profissionais.

O tema “novas tecnologias e automação” sempre foi uma das preocupações do movimento sindical. A CUT, na sua primeira década de existência (entre 1986 e 1996), manteve em funcionamento um grupo de trabalho sobre Novas Tecnologias (sob a responsabilidade da então Secretaria de Políticas Sindicais) e realizou várias publicações. O Dieese tem um vasto patrimônio de textos e debates sobre o tema. E, no âmbito internacional essa agenda é permanente.

Mas, como estão sendo relacionados causa e efeito, ou seja, como as novas tecnologias propiciam a precarização das relações de trabalho, além do corte de emprego? Como os sindicatos têm enfrentado essas questões e negociado
alternativas ou mecanismos de proteção dos trabalhadores frente a essas mudanças? O que pode ser feito? Como podemos enfrentar esse futuro que já se faz presente?

Essas são as questões que pretendemos debater ao criar um Grupo de Reflexão sobre Trabalho e Novas Tecnologias, com participação de representantes das principais confederações e federações de trabalhadores da CUT e alguns especialistas e estudiosos do tema. Um grupo que será um espaço de troca de experiências e ideias e sua produção certamente contribuirá muito para os trabalhos do GT de Reforma Trabalhista da CUT. Este seminário pretende discutir os impactos das novas tecnologias sobre as relações trabalhistas e contribuir nesse processo.

Serviço:

O que:    Seminário: Impactos das novas tecnologias sobre as relações trabalhistas
Quando: 04 de maio de 2018
Onde:     Sede nacional da CUT - Rua Caetano Pinto, 575, Brás - mezanino

Programa

09h30 – Abertura

Graça Costa, Secretária Nacional de Relações de Trabalho da CUT
Katharina Hofmann de Moura, Vice-representante da Fundação Friedrich Ebert
10h00 – Instalação da Mesa “Impactos das novas tecnologias sobre as Relações Trabalhistas

Expositor: Professor Mário Sérgio Salerno
Debatedores: Paulo Cayres – Presidente da CNM-CUT e Secretario Sindical Nacional do PT e Graça Costa, Secretária Nacional de Relações de Trabalho da CUT
11:30 abertura dos debates ao público
12:30 Considerações do expositor e dos debatedores
13:00 Encerramento

 

CUTContactBrasilMpasFetiaspTV CUTRede Brasil AtualDIAP