STIAAMM

Atos, eventos culturais e palestras marcam a Semana da Mulher em Porto Alegre

                                                         SEMANA CONTA AINDA COM EVENTOS ORGANIZADOS POR MOVIMENTOS SOCIAIS

                                                          

Ao longo desta semana em Porto Alegre, diversos eventos discutem as mais diversas questões relacionadas ao Dia da Mulher, especialmente nesta terça-feira (8), para comemorar a data a partir de um viés de luta pelos direitos femininos. Dentre as principais atividades está uma marcha unificada que acontece hoje, na Esquina Democrática, e um diálogo com Maria da Penha na sexta-feira (11). Mas a semana conta ainda com eventos organizados por movimentos sociais, pelo Judiciário, pelo Legislativo e no âmbito da cultura.

Os Conselhos Estadual e Municipal de Direitos das Mulheres organizam, de forma unificada com movimentos sociais, atos e eventos que já começaram na semana passada e nesse dia 8 duram o dia inteiro: a partir das 8h30, a ONG Themis e as Promotoras Legais Populares realizarão a atividade sobre o projeto na Estação Trensurb, no Mercado Público. Paralelamente, na entrada da Assembleia Legislativa, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia entregará para os funcionários e passantes materiais informativos, marca páginas, cartilhas da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio.

Movimentos sociais

A data culmina com um Grande Ato Unificado, com pontos de concentração na Praça da Alfândega e na Praça Dom Feliciano, a partir das 17h30. Com o tema “Unidas em defesa da democracia, contra a retirada de direitos – Mais mulheres no poder, mais poder para as mulheres”, o encontro se dirige para a Esquina Democrática às 18h.

De forma independente, também acontece neste dia 8 o evento “Mulheres e Bicicletas“, a partir das 19h no Vila Velô, no Centro. A ideia é ouvir mulheres que usam a bicicleta como meio de transporte e conversar sobre o assunto, a partir da perspectiva de que “ser mulher e pedalar é resistir duplamente, e fazer girar transformações tão urgentes em nosso planeta”.

Na quinta-feira (10), acontece a abertura do Festival Artivismo Feminista, organizado pelo Ponto de Cultura Feminista. As atividades começam com uma aula aberta sobre Feminismos com Télia Negrão (Rede Feminista) e Maria Luisa Pereira de Oliveira (plataforma Dhesca Brasil), às 18h30, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana. A conversa será seguida por um Fervo Feminista, com expressões diversas de mulheres artistas.

O festival segue acontecendo até o dia 13, com o intuito de que ​”​este seja um tempo de liberdade e de expressão, de viver a experiência do corpo, de vozes não silenciadas, que possamos sonhar com um mundo melhor, mais justo e sincero​”​, segundo definem as organizadoras. Na sexta feira (11)​ à tarde ​começam as oficinas de artes cênicas, em que as artistas Andressa Cantergiani e Carol Pommer irão​ trabalhar com performance e teatro​ e, às 18 horas, ocorre o Sarau Inclusivass Corpos DiVERSOS, concomitante com a mostra Diálogos Mulheres que Escrevem, com a presença de mulheres e suas publicações, venda de livros e troca de ideias no Hall da Ala Leste da CCMQ.

No sábado (12), além da continuação da oficina de artes cênicas, ​o Festival promove o diálogo sobre ​a interseccionalidade entre racismo e gênero com mulheres que atuam em pontos de cultura​, denominado​ “Mulheres Negras e Cultura: Ativando e Fazendo Nós”. ​A partir das 19h, acontece a mostra de filmes Curta Circuita, com obras de curta metragem produzidas por ​cineastas ​mulheres e sobre mulheres, valorizando a produção audiovisual gaúcha e brasileira.

No último dia das atividades do Ponto de Cultura, domingo (13), o local de encontro das mulheres  se transfere para os Arcos da Re​denção​ (Parque Farroupilha)​, a partir das 16h, onde ocorrerá uma roda de conversa ao ar livre​ sobre direitos sexuais e reprodutivos na perspectiva da diversidade sexual. O encerramento fica por conta da Intervenção Artivista resultado da Oficina de Artes Cênicas: Teatro, performance e ativismo feminista​ (Andressa Cantergiani e Carolina Pommer).​

Saúde

A Santa Casa também promove o I Colóquio de História e Saúde do CHC: saúde da mulher, cuja abertura, na quinta-feira (10), conta com a presença de Maria da Penha. Conhecida por ser a inspiradora da Lei Maria da Penha (11.340/06), ela também é farmacêutica bioquímica/UFC, mestre em Parasitologia em Análises Clínicas/USP e fundadora do Instituto Maria da Penha. A programação conta com seis mesas até o dia 12, tratando de assuntos como saúde sexual e reprodutiva de mulheres, saúde pública, gênero e sexualidade, formas de violência contra a mulher, gestação e parto.

Cultura

No Dia da Mulher, o Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e o Coletivo de Mulheres da Famecos promove uma sessão do documentário The Hunting Ground, que trata sobre abusos sexuais em escolas estadunidenses e a realidade das mulheres universitárias no país norte-americano, seguido por debate, às 12h e às 18h. Ainda na terça-feira, a jornalista Babi Souza lança o livro “Vamos Juntas? O Guia da Sororidade para Todas”, na Livraria Cultura, a partir das 19h.

Dentro da programação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, na quarta-feira (9) acontece a apresentação do espetáculo “Pois é, vizinha“, seguido de debate sobre violência contra a mulher. A peça é um clássico do teatro gaúcho sobre violência doméstica, e a conversa contará com a participação da diretora e atriz Deborah Finocchiaro, Waleska Vasconcellos (Secretária Municipal Adjunta da Mulher/Porto Alegre) e Claudia Rocha Crusius (Delegada coordenadora das Delegacias de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM). A atividade tem início às 19h, no Teatro da Santa Casa, e a entrada é gratuita.

No Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), no dia 8 acontece a abertura da exposição “A Perspectiva Feminina na Coleção do MACRS”, cuja visitação acontece até o dia 10 de abril. No Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), a partir das 16h o “Encontro Mulheres artistas: questões atuais” propõe uma reflexão sobre o lugar que as mulheres ocuparam/ocupam no sistema da arte, com a artista Zoravia Bettiol.  pesquisadora Ana Priscila Costa abordará “Camille Claudel na historiografia da arte: uma revisão à luz dos estudos feministas”.

A abertura mostra fotográfica “Ela na cena”, de Luciane Pires Ferreira, com imagens de mulheres envolvidas com a arte e a cultura, acontece às 19h do dia 8, no Teatro de Arena. Na Cinemateca Paulo Amorim, acontece às 20h uma sessão comentada do média metragem “Arte das musas”, produzido e idealizado pela cantora e compositora Ana Lonardi e com direção de Tiago Trindade, que dá visibilidade à presença feminina dentro da profissão musical. Após a sessão, haverá um debate com a presença de Ana. Mediado pela jornalista Mônica Kanitz, foram convidados também o psicanalista Edson Luiz André de Souza; a terapeuta de Casal e Família e pesquisadora de questões de gênero, Gisele Becker; e uma das “musas” do filme, preparadora vocal e cantora lírica, Lucia Passos.

Legislativo e Judiciário

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul também realizam diversas atividades relacionadas à data. Na terça-feira (8), a Sessão Solene da AL, no Plenário 20 de Setembro, homenageia o Dia da Mulher. Na ocasião, ocorre a entrega do Troféu Mulher Cidadã a sete personalidades de destaque: Maria Berenice Dias (Defesa dos Direitos da Mulher), Daniela Pavani (Educação da Mulher), Cecília Hypolito (Promoção da Participação Política da Mulher), Inque Schneider (Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher), Maira Caleffi (Saúde), Irmã Conceição Inaia Andrade (Atividade Comunitária em Prol da Mulher) e Valéria Houston Barcellos (Mulher na Cultura).

No âmbito municipal, a Procuradoria da Mulher da Câmara organiza a homenagem das vereadores para mulheres da comunidade durante a sessão solene também desta terça-feira. o Legislativo municipal também recebe, até dia 31 de março, a exposição itinerante “Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo”.

Cedida pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil (FBB), a mostra reúne 16 painéis de fotos e textos que contam a história da escritora e educadora potiguar, que, pela defesa de uma educação igualitária para homens e mulheres no século XIX, é considerada precursora dos ideais feministas no Brasil.

á na sexta-feira (11), ocorre o painel Painel “Mulheres Gaúchas Dialogando com a Maria da Penha”, mais uma vez com a presença da ativista Maria da Penha, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa e pelo Tribunal de Justiça do RS, a partir das 14h no Auditório do Foro Central – Prédio II. Na ocasião, além de palestra da convidada, também será lançada a cartilha “Mulheres, Direitos e Rede de Atendimento”, da Comissão Especial dos Direitos da Mulher da Assembleia.

O Tribunal de Justiça também realiza outras atividades como parte da mobilização nacional Semana da Justiça pela Paz em Casa, começando com um café da Manhã da Corregedora-Geral da Justiça com as representantes das entidades que compõem a Rede Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ainda no dia 8.

Na quarta-feira (9), o TJ promove uma dinâmica no Presídio Central  para homens que se envolveram em situação de violência doméstica, com o tema “homens e mulheres unidos pela paz em casa”. As mulheres vítimas de violência também serão atendidas, na quinta-feira (10), com uma Visita Institucional aos Abrigos de Vítimas de Violência Doméstica de Porto Alegre às 14h, em parceria com diversas entidades.

FONTE: CUT - Central Única dos Trabalhadores

 

CUTContactBrasilMpasFetiaspTV CUTRede Brasil AtualDIAP