MANTER DIREITOS SERÁ PRIORIDADE PARA AGRICULTORES FAMILIARES

Confederação da Agricultura Familiar elege primeira direção

O 4º Congresso da Fetraf (Federação da Agricultura Familiar) definiu na noite desta terça-feira (24), em Brasília, a primeira direção que irá comandar a Confederação da Agricultura Familiar pelos próximos quatro anos.

De forma unânime, como ocorreu pela manhã durante votação sobre a mudança de federação para confederação, os delegados referendaram os 12 secretários que estarão à frente da organização num período que tem como prioridades a manutenção dos direitos e a reforma agrária, conforme apontou o

coordenador-geral, Marcos Rochinski.

“O primeiro grande desafio é manter o que conquistamos ao longo dos últimos 13 anos, o conjunto de políticas públicas que está ameaçado por esse governo intruso, golpistas, que acabou com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), principal instrumento de canalização de políticas públicas para os agricultores familiares, e está desmontando praticamente o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), mecanismo fundamental para a reforma agrária”, falou.

Rochinski também falou do programa anunciado por Michel Temer nesta terça, que impede a ampliação de programas como o Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar). “Somos contrários a essas propostas e iniciamos com outras organizações um processo de defesa do MDA e das políticas nos últimos anos e vamos fazer a luta como confederação e ao lado de Contag e Via Campesina para não termos retrocesso.”

Na visão do dirigente, a questão emergente no Brasil é e continuará sendo a dívida do país com uma legítima reforma agrária.

“Nós temos uma dívida social com nossa população. O país, como nação, não fez a distribuição de terras. Há muito tempo é nosso principal desafio e a reforma agrária continua como nossa prioridade zero. A principal demanda de nossas federações é a reforma agrária, ao lado, claro, de outras questões como o Minha Casa Minha Vida, o acesso ao crédito, ao Ater (Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o desafio da manutenção do jovem no campo para garantir a sucessão de nossa categoria”, falou.

Conheça a direção da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar:

Coordenação Geral: Marcos Rochinski
Coordenação da Secretaria Geral: Maria Josana de Lima