DF: rodoviários reduzem frota e param tudo na quinta (30)

Emprários e GDF não apresentaram proposta satisfatória

Conforme já vinham anunciando há semanas, os rodoviários decidiram que paralisarão todo o transporte público na próxima quinta-feira (30) se os empresários e o GDF não apresentarem proposta satisfatória para as reivindicações da categoria. Até lá, nos próximos três dias (segunda, terça e quarta), só circularão 60% dos ônibus, sem coletivos extras nos horários de pico.

Após a paralisação de um dia na quinta, apenas 60% da frota volta a circular na sexta (1º) e no sábado (2). No domingo (3), pela manhã, os rodoviários voltam a se reunir em assembleia geral, no Conic. “Se durante essa semana não houver nenhuma proposta por parte dos empresários e do GDF, ficará definida greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 4 de julho, segunda-feira”, informa a nota oficial do Sindicato dos Rodoviários (Sittrater) distribuída neste domingo (26), após a assembleia que decidiu esse cronograma de atividades e mobilizações da campanha salarial.

Motoristas e cobradores reivindicam reajuste de 20% no salário (reposições da inflação dos últimos 12 meses e de perdas do ano anterior. Além de aumento real) e no tíquete-alimentação. Atualmente, os motoristas recebem R$ 2.121, enquanto os cobradores R$ 1.108 por mês.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários do DF, Jorge Farias, cobra respeito e celeridade no processo. “Temos que pressionar governo e empresas a sentarem na mesa e negociar”, ressaltou.